17
03

10 curiosidades sobre o Carnaval

O carnaval é uma das festas brasileiras mais esperadas durante o ano, somando uma grande expectativa em brasileiros e estrangeiros, mexendo com a rotina e o coração de muitas pessoas por muitas décadas, sendo uma festa que vai muito além do samba e das fantasias, dotada de história e ainda de muitas curiosidades.

Pensando em fazer com que você aprenda um pouco mais sobre isso, preparamos hoje uma série com as 10 principais curiosidades sobre o carnaval. Quer descobrir? Então, vamos lá!

1 – Porque as pessoas usam fantasia no carnaval é uma das dúvidas que muitas pessoas tem. Mas isso pode ser explicado através da observação de que o carnaval brasileiro tem raízes europeias lindas da Roma antiga. Onde uma das grandes tradições era festejar na rua em homenagens aos deuses. Nesse contexto, o disfarce era usado por pessoas da nobreza para esconder a identidade a fim de não serem reconhecidos. Mas em outros casos pessoas usavam fantasias para escapar de punições, passando a ser comum se fantasiar.

 

fantasias de diabinha

 

2 – O que originou o carnaval no Brasil foi o entrudo, uma festa que aconteceu no três primeiros dias antes da Quaresma trazida pelos portugueses, dividida em popular e familiar, nessa festa as pessoas se divertiam nas ruas ou em casa e que é um costume de jogar coisas nos outros, como a água, ovos e até mesmo farinha.

3 – A primeira marchinha de carnaval foi uma das marchinhas que é muito conhecida até hoje, a famosa Abre-Alas, tendo como compositor a pianista e regente Chiquinha Gonzaga, datada do ano de 1899 sendo feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

4 – Os blocos de rua surgiram somente na segunda metade do século 19. Sendo feitos expressamente por membros da elite urbana, fantasiados, com carros decorados e ainda bandas musicais. Com o passar dos anos e a popularização do carnaval ele passou a ser feito nos blocos de rua por pessoas de diferentes classes sociais.

 

pinto da madrugada em maceió

Pinto da madrugada em Maceió

 

5 – A quarta-feira de cinzas é o marco do fim do carnaval, também marcando o início da Quaresma. Atende por esse nome por que havia o costume de se marcar a testa dos fiéis com as cinzas da fogueira em um sinal de penitência.

Galo da madrugada, o maior bloco de rua do mundo

6 – Em Recife-PE, o “Galo da madrugada” surgiu em 1978 no bairro de São Jorge com o nome de clube de máscaras Galo da madrugada. Com a ideia de resgatar o caráter popular do carnaval de rua pernambucano e valorizar a cultura da região com frevo, ciranda, maracatu, entre outros. Tornando-se com o passar do tempo um dos principais blocos de carnaval do mundo, sendo considerada pelo Guinness Book como o maior de todos.

 

Galo da madrugada

 

7 – A primeira escola de samba foi Ah deixa falar, criada no bairro Estácio, no Rio de Janeiro em 1928 por Nilton Basto, Ismael da Silva, Osvaldo Vasques, entre outros.

8 – Os bonecos da Olinda surgiram depois de se desenvolver a tradição de construir bonecos gigantes pelos europeus. Eles usavam isso desde a idade média para representar religiões pagãs através de seus mitos representados por grandes figuras. E, chegando ao Brasil com os portugueses em festividades religiosas para representação dos católicos, foram parar no carnaval.

Sem carnaval esse ano de 2021

9 – Carnaval de 2021 foi cancelado devido a pandemia e por isso a festa não pode ocorrer em nenhum local do Brasil, evitando aglomerações e assim a disseminação do novo coronavírus.

10 – O Carnaval de Salvador-BA soma mais de 16,5 milhões de foliões e é praticamente um dos maiores do mundo. Sendo essa quantidade de pessoas que circulam pelas ruas da capital durante o carnaval, onde cerca de pouco mais de 850 mil são turistas.

E aí, qual ou quais das curiosidades sobre o carnaval você mais curtiu? Infelizmente não tivemos carnaval esse ano, mas o que importa é a vida em primeiro lugar. Então, cuide-se bastante. Siga todas as recomendações sanitárias que logo logo poderemos festejar o fim dessa tragédia que assombra o mundo e o nosso país.

  • Autor
  • Por: admin